CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Itaú, o mais sustentável do planeta?

Em reao a um corte de 3,5 mil postos de trabalho, demitidos atacam campanha publicitria do banco das famlias Setbal e Moreira Sales

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Pelo menos 350 bancários realizaram hoje, em São Paulo, ato de protesto contra demissões na categoria. O alvo foi o Banco Itaú, que, de acorco com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região tem realizado demissões acima da média. Recentemente, o banco demitiu trabalhadores do setor de compensação em Campinas, no interior paulista, que aos poucos passa a ser eletrônica.

A manifestação teve cruzes e um caixão, além de uma banda que passou a manhã tocando a Marcha Fúnebre. De acordo com Juvândia Moreira, presidente do sindicato, as condições de trabalho dos bancários sã cada vez mais delicadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A cobrança é excessiva e as metas, muitas vezes impossíveis de cumprir, o que tem provocado o adoecimento dos funcionários e um clima de terror dentro das agências".

A concentração dos manifestantes se deu em frente ao Masp e o "cortejo" seguiu até a avenida Brigadeiro Luiz Antônio. Apesar do "luto", os bancários estavam majoritariamente de branco, pedindo "paz no ambiente de trabalho".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"As demissões no Itaú Unibanco não estão acontecendo somente no Brasil, mas também em outros países. Continuaremos intensificando nossas atividades para que o Itaú Unibanco respeite o emprego e o trabalho decente", afirmou em nota o diretor do sindicato, Julio César Silva Santos.

Além disso, segundo o sindicato, o título de banco sustentável, concedido ao Itaú Unibanco pelo jornal inglês Financial Times, é incompatível com as demissões, o clima de tensão e a cobrança de metas abusivas do banco. "Além do respeito ao meio ambiente, a sustentabilidade pressupõe respeito aos trabalhadores, manutenção de empregos e um ambiente de trabalho saudável. Não é o que tem acontecido na instituição, onde as demissões e as metas de mais de 150% têm causado adoecimento dos funcionários e instaurado um clima de terror no banco", afirma o diretor. Procurado, o banco Itaú Unibanco afirmou que não se manifestará acerca deste fato.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO