Fukunaga deixa presidência da Previ para assumir a Elopar, comandada por BB e Bradesco
A holding foi criada em 2015 por BB e Bradesco
Reuters - O executivo João Fukunaga renunciou à presidência do maior fundo de pensão do país, a Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, anunciou a instituição nesta sexta-feira. Ele será sucedido por Márcio Chiumento, atual diretor de participações e indicado pelo banco.
Segundo a Previ, Fukunaga "foi convidado a assumir a diretoria de relações governamentais e ASG da EloPar", holding criada em 2015 por BB e Bradesco para impulsionar empresas do grupo como a bandeira de cartão de benefícios Alelo. O executivo presidia a Previ desde março de 2023.
Chiumento é funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 2000 e tem "perfil técnico", segundo a Previ. O executivo é graduado em Direito e possui MBA em Negócios Financeiros pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, Chiumento também integra o conselho de administração da Neoenergia e é vice-presidente do conselho de administração da Tupy.
A Previ afirmou que durante sua gestão Fukunaga impulsionou a modernização da entidade e que seu maior legado está na gestão do Plano 1 por meio da "aceleração da estratégia de imunização do passivo".



