Justiça proíbe Itaú Unibanco de cobrar por emissão de boletos
Alm disso, banco tambm no poder receber por servios no solicitados pelos clientes; Itaucred ter de devolver cobranas indevidas
247 _ Nenhuma taxa de emissão de boletos e serviços não previamente solicitados poderá ser cobrada, a partir de hoje, pelo Itaú Unibanco de seus clientes. A decisão da Justiça do Rio, válida para todo País, atendeu a ação do Ministério Público. Várias reclamações foram feitas sobre faturas de pagamento de empréstimos junto ao Itaucred, onde eram incluídos custos de emissão de boleto bancário.
“ Esta decisão poderá ser aplicada em todo o país, resguardando as pessoas que fazem uso de empréstimos junto a instituições financeiras contra cobranças abusivas e contra a 'venda casada', na qual o consumidor paga por serviços não solicitados”, afirmou o promotor Rodrigo Terra.
O banco cobrava outras verbas indevidas como "multas e encargos" e pagamento de prêmio de seguro não solicitado pelo consumidor. O Itaucred foi condenado, ainda, a restituir os valores cobrados indevidamente dos consumidores. De acordo com a sentença, a cobrança é abusiva, e viola o Código de Defesa do Consumidor.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: