CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Leia reportagem anterior do 247 sobre a fraude na Caixa

Rombo em operaes do FCVS pode superar R$ 1 bilho; um dos fundos de penso que teria sidolesado pelo banco comandado por Jorge Hereda foi o Postalis, dos funcionrios dos Correios; dono do banco Multiplic tambm perdeu e quer briga

Leia reportagem anterior do 247 sobre a fraude na Caixa (Foto: Bruno Spada/AGÊNCIA BRASIL)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Uma reportagem exclusiva, publicada na noite desta quarta-feira no Brasil 247, já gera uma crise interna na Caixa Econômica Federal, comandada por Jorge Hereda. Documentos internos do banco indicam uma possível fraude de R$ 1 bilhão, que teria lesado pelo menos dois grandes investidores: o banqueiro Antônio José Carneiro, dono do Multiplic, e o fundo de pensão Postalis, responsável pelo pagamento de milhares de aposentadorias dos funcionários dos Correios (leia mais aqui). Ambos adquiriram créditos imobiliários, lastreados em títulos públicos do Fundo de Compensação sobre Variações Salariais, de responsabilidade da Caixa. Em tese, tais títulos estariam livres de quaisquer ônus – o que foi atestado por parecer interno da Caixa e por auditoria da KPMG. Depois, descobriu-se que os papéis estavam “contaminados”.

Num email interno, o vice-presidente da Caixa, Fábio Cleto, relata ter repassado o problema para ninguém menos que o presidente do banco, Jorge Hereda. Na mensagem enviada no dia 24 de outubro, às 20h08, para o executivo Jailton Zenon da Silveira, com cópia para o presidente Jorge Hereda, Fábio Cleto afirma:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Já é, portanto, o segundo agente financeiro que alega prejuízos financeiros por informações prestadas pela Caixa (...) Já encaminhei uma carta ao presidente Hereda, aqui também copiado (Críticas a auditoria.doc), elencando algumas críticas à profundidade do trabalho de auditoria...”

Em nota, a Caixa informa estar apurando a possível fraude no FCVS e confirma ter encontrado irregularidades. Confira abaixo:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

1- A Caixa informa que recebeu, formalmente, denúncias de entidade adquirente de créditos perante o FCVS, relacionada a sua demanda.

2- Em virtude das denúncias, a Caixa está em processo de apuração dos fatos referidos e já detectou a realização de operações em desacordo com as normas do FCVS;

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

3- Diante dos indícios de irregularidades, a Caixa adotou medida acautelatória de bloqueio de transferência de titularidade de créditos;

4- Por fim, a Caixa informa que, assim que concluída a atual fase do processo, as entidades e pessoas envolvidas serão devidamente comunicadas para fins de manifestação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO