HOME > Economia

Lula envia ao Congresso projeto para retomar financiamento de obras de empresas brasileiras no exterior via BNDES

Intenção é permitir mais competitividade e mercado aos empresários nacionais

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) (Foto: Reuteres/Sergio Moraes)

247 - O Governo Federal enviou na última sexta-feira (24) ao Congresso Nacional um projeto de lei para incentivar o financiamento de obras e serviços de empresas brasileiras no exterior via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), segundo informações oficiais. 

O envio foi oficializado a partir de despacho do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, publicado no Diário Oficial da União. Segundo a Secom, a intenção é permitir mais competitividade e mercado aos empresários nacionais, na esteira do que já é feito de forma corriqueira em mais de 90 países, entre eles Estados Unidos, Suécia, Canadá e China.

"A ideia é integrar o Brasil às melhores práticas internacionais, com transparência, segurança no processo e regras claras", afirmou o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon. 

Ele reforçou que o financiamento às exportações de serviços não beneficia países, mas sim empresas brasileiras. “O dinheiro entra na empresa brasileira em reais. Isso gera emprego e renda no Brasil”.