CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Mantega: redução da energia terá impacto positivo na inflação

Expectativa do ministro da Fazenda é que os efeitos da medida nos preços, anunciada pelo governo nesta terça, sejam sentidos no próximo ano

Mantega: redução da energia terá impacto positivo na inflação (Foto: Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Kelly Oliveira, da Agência Brasil - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considera que as medidas de redução dos custos da energia anunciadas nesta terça-feira 11 pelo governo ajudarão a diminuir a inflação.

Segundo Mantega, estudos indicam impactos diretos e indiretos de 0,5% a 1% na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A expectativa do ministro é que os efeitos da medida nos preços sejam sentidos no próximo ano.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Estamos em uma cruzada para reduzir os custos no Brasil", disse. Mantega acrescentou que essa redução de custos vai tornar o Brasil tão competitivo como outros países. Para ele, o Brasil será um dos poucos países que irão crescer acima de 4% em 2013.

O ministro acrescentou que a redução dos custos vai beneficiar todos os setores da economia – indústria, serviços e agricultura. "E o consumidor vai ter sobra de recursos", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mantega disse que o governo estuda novas medidas para estimular a economia, mas não quis adiantar quais são.

Perguntado se a redução dos custos da energia possibilitará o reajuste da gasolina, o ministro disse que "não tem nada a ver uma coisa com a outra".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mantega falou com a imprensa ao chegar ao Ministério da Fazenda para uma reunião com os governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, de Goiás, Marconi Perillo, e de Minas Gerais, Antonio Anastasia. O assunto é a assinatura do Programa de Ajuste Fiscal (PAF). O governo tem aumentado o limite de endividamento dos estados, com a revisão do PAF do período 2012-2014.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO