HOME > Economia

Maria Silvia se antecipou a decisão do governo de demiti-la

Maria Silvia Bastos Marques pediu demissão ontem da presidência do BNDES; ela alegou decisões pessoais e anunciou sua decisão diretamente ao presidente Michel Temer que deixaria o cargo numa reunião marcada de última hora; segundo fontes do jornal O Globo, ela teria se antecipado a uma decisão do governo de exonerá-la porque avaliou que isso poderia ser anunciado em pouco tempo; Maria Silvia estava sob forte críticas dos empresários, que reclamavam de dificuldades para obter financiamentos em plena recessão

Michel Temer  Maria Silvia Bastos Marques,  (Foto: José Barbacena)

247 - Maria Silvia Bastos Marques pediu demissão ontem da presidência do BNDES. Ela alegou decisões pessoais e anunciou sua decisão diretamente ao presidente Michel Temer que deixaria o cargo numa reunião marcada de última hora. Segundo fontes do jornal O Globo, ela teria se antecipado a uma decisão do governo de exonerá-la porque avaliou que isso poderia ser anunciado em pouco tempo.

Horas depois, o governo anunciou que o atual presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, amigo do presidente Michel Temer e um nome mais próximo do empresariado, assumirá o comando do BNDES na próxima semana.

Maria Silvia estava sob forte críticas dos empresários, que reclamavam de dificuldades para obter financiamentos em plena recessão. Com o ajuste fiscal, o governo reduziu a atuação do BNDES na economia e restringiu a oferta de crédito no mercado. Mesmo com sobra em caixa, o banco terminou o ano de 2016 com desembolso de R$ 88,3 bilhões, o menor patamar desde 2007.