Meirelles diz no FMI que emprego crescerá só no fim do ano
Mesmo com o governo Temer entoando o discurso sobre a retomada da economia brasileira e de que a confiança na economia voltou, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiu que o desemprego, que atinge nível recorde, afetando mais de 13 milhões de brasileiros, deverá se recuperar apenas no final do ano; "A confiança vem crescendo no Brasil e há sinais de que a longa recessão está se esgotando. O crescimento deve ganhar impulso no final do ano, apoiado pela criação líquida de empregos e o aumento de renda real", disse
247 - Mesmo com o governo Temer entoando o discurso sobre a retomada da economia brasileira e de que a confiança na economia voltou, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiu que o desemprego, que atinge nível recorde, afetando mais de 13 milhões de brasileiros, deverá se recuperar apenas no final do ano.
"A confiança vem crescendo no Brasil e há sinais de que a longa recessão está se esgotando. O crescimento deve ganhar impulso no final do ano, apoiado pela criação líquida de empregos e o aumento de renda real. A redução da inflação tem prosseguido a um ritmo acelerado, abrindo espaço para acomodação monetária significativa, o que facilitará a recuperação", diz um documento assinado no FMI em nome de 11 países, inclusive o Brasil.
O mesmo documento fazia críticas ao protecionismo e a desregulamentação defendidos pelo presidente americano, Donald Trump. De acordo com o texto, esses posicionamentos não são a melhor resposta aos excluídos gerados pela globalização.
Apesar das críticas, porém, o termo protecionismo não constou no comunicado final da reunião da elite econômica global, que terminou de forma mais amena.
