TV 247 logo
      HOME > Economia

      Meirelles não vê ajuda mundial na retomada do crescimento

      Cotado ao ministério da Fazenda, ex-presidente do Banco Central enxerga momento de "calmaria" na economia global; segundo ele, os emergentes não terão ajuda, com exceção dos EUA, de outros países e por isso terão de resolver seus problemas internos para voltarem a crescer a taxas desejadas; "A boa notícia é que isso é viável", avalia

      Cotado ao ministério da Fazenda, ex-presidente do Banco Central enxerga momento de "calmaria" na economia global; segundo ele, os emergentes não terão ajuda, com exceção dos EUA, de outros países e por isso terão de resolver seus problemas internos para voltarem a crescer a taxas desejadas; "A boa notícia é que isso é viável", avalia (Foto: Gisele Federicce)
      Gisele Federicce avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, forte nome cotado para o ministério da Fazenda, enxerga um momento de "calmaria" na economia mundial. Ou na linguagem dos velejadores, como diz ele em sua coluna na Folha de S. Paulo neste domingo, "sem vento para impulsionar o barco, mas também sem tempestade, isto é, sem crise".

      Ele ressalta que a China, "grande motor que puxou muitas economias emergentes, está desacelerando fortemente" e deve continuar assim "nos próximos anos". Sobre a Europa, Meirelles afirma que "não está crescendo e provavelmente não crescerá no curto prazo". Nos Estados Unidos, visto por ele como exceção, "o crescimento voltou" graças a alguns fatores.

      "Em resumo, o mundo, com a exceção dos EUA, não oferecerá grande ajuda à retomada do crescimento. Os emergentes portanto, terão que resolver os seus problemas domésticos de competitividade e produtividade para voltar a crescer a taxas desejadas. A boa notícia é que isso é viável", avalia Meirelles.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247