HOME > Economia

Melhora do PIB e crescimento do consumo familiar; análise de Paulo Gala traz cenários positivos para a economia do país

O Brasil foge de uma recessão, com melhoras na área de exportação e crescimento interno, segundo o economista

Paulo Gala (Foto: Divulgação/Fator)

247 - Em publicação divulgada no seu perfil no X, o economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, trouxe uma análise referente ao PIB brasileiro, avaliando resultados inesperados, atuais desafios nos setores de investimento e uma previsão para o crescimento do país na economia exterior como exportador.

Segundo Gala, o PIB brasileiro do terceiro semestre, divulgado pelo IBGE, trouxe uma considerável surpresa, registrando um aumento de 0,1% enquanto foge de uma possível recessão. A melhora nas exportações comerciais fizeram o país caminhar também para um aumento positivo do superávit comercial, chegando a quase cem bilhões de dólares - dobro do ano interior.

Também foi notado um aumento no consumo das famílias brasileiras, apresentando um crescimento de 1,1% em relação ao segundo trimestre, resultado este que sinaliza a melhora significativa no cenário econômico e um impulsionamento deste crescimento.

A análise do economista termina com uma perspectiva de melhora e possíveis desafios que devem surgir no cenário do investimento - área esta que teve queda de 1,1%. Ele conclui sua fala concluindo que o Brasil segue crescendo como um grande concorrente na área de exportação, mas alerta que “a dependência contínua de commodities destaca a necessidade de diversificação econômica e estímulo ao investimento para garantir um crescimento mais sustentável”, conclui.

Veja abaixo a publicação completa: