CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Mercado vê alta da Selic só em maio

De acordo com a pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira, os analistas mantiveram a perspectiva de que a taxa básica de juros ficará em 7,25% na reunião desta semana do Copom; mercado passou a ver uma alta mais intensa, porém, no próximo mês, quando a expectativa é de que se inicie o ciclo de aperto monetário

Mercado vê alta da Selic só em maio
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Camila Moreira

SÃO PAULO, 15 Abr (Reuters) - O mercado manteve a perspectiva de que a Selic será mantida em 7,25 por cento na reunião desta semana do Comitê de Política Monetária (Copom), mas passou a ver uma alta mais intensa da taxa básica de juros em maio, quando a expectativa é de que se inicie o ciclo de aperto monetário, mostrou a pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os analistas consultados veem agora a Selic subindo 0,50 ponto percentual na reunião de maio, para 7,75 por cento, ante 7,50 por cento estimados na pesquisa anterior.

O Copom reúne-se na terça e quarta-feiras desta semana para definir os próximos rumos da política monetária. Embora a expectativa mostrada pelo Focus seja de manutenção da taxa nesta reunião, o mercado futuro de juros já havia elevado no final da semana passada as apostas de início do aperto do ciclo monetário nesta semana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essa percepção aumentou mais após declarações do presidente do BC, Alexandre Tombini, e do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Tombini afirmou na sexta-feira que não haverá tolerância com a inflação e que a autoridade monetária monitora "atentamente" todos os indicadores. Isso levou alguns analistas inclusive a reavaliarem suas projeções, o que pode não ter sido capturado nesta pesquisa.

Por sua vez, o Focus mostrou que os analistas mantiveram a expectativa de que a Selic encerrará este ano a 8,50 por cento, mesma taxa que permanecerá ao longo de 2014 em projeção inalterada nesta segunda-feira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

CRESCIMENTO X INFLAÇÃO

O BC enfrenta um dilema neste momento com inflação em alta e sinais recentes que reforçaram o cenário de fragilidade da recuperação econômica brasileira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar disso, os analistas consultados mantiveram no Focus a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,00 por cento, sem alteração ante a semana anterior. Para 2014 também houve manutenção da perspectiva de elevação de 3,50 por cento.

Por outro lado, indícios de desaceleração da inflação brasileira, levaram o mercado a reduzir a projeção para a alta do IPCA este ano a 5,68 por cento, ante 5,70 por cento na pesquisa anterior. Para 2014, houve manutenção da perspectiva em 5,70 por cento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 12 meses, o IPCA acumulou em março alta de 6,59 por cento pelo IPCA, estourando o teto da meta do governo, mas desacelerou no mês a 0,47 por cento.

A alta dos preços influenciou a queda de 0,4 por cento das vendas varejistas em fevereiro ante janeiro, com o setor registrando o primeiro recuo anual desde novembro de 2003, de 0,2 por cento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O cenário atual registra ainda uma dificuldade da produção industrial em deslanchar, tendo registrado em fevereiro recuo de 2,5 por cento.

Isso tudo colaborou para a queda de 0,52 por cento em fevereiro do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do PIB.

No Focus, a perspectiva para a expansão da produção industrial neste ano foi mantida em 3,00 por cento, assim como a projeção para o câmbio no final deste ano ficou inalterada em 2 reais pela sétima semana seguida.

(Por Camila Moreira, edição Alberto Alerigi Jr.)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO