HOME > Economia

Merkel avisa: BC alemão deve mandar no BC europeu

Chanceler alemã defende peso ainda maior de seu país na União Europeia e condena compra de títulos da Itália e da Espanha

Merkel avisa: BC alemão deve mandar no BC europeu (Foto: Tobias Schwarz/REUTERS)
Leonardo Attuch avatar
Conteúdo postado por:

BERLIM (Reuters) - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, mostrou apoio ao presidente do Bundesbank (banco central alemão), Jens Weidmann, concordando com os alertas dele sobre as medidas diante da crise da zona do euro e elogiando a influência dele sobre o Banco Central Europeu.

Em entrevista à emissora pública ARD, Merkel pediu aos políticos da coalizão dela que medissem bem as palavras ao falar sobre a possibilidade de a Grécia sair da zona do euro.

Weidmann, ex-conselheiro de Merkel, reiterou a oposição dele aos planos do presidente do BCE, Mario Draghi, de comprar títulos da Itália e da Espanha.

Merkel se mostrou confiante, ao contário de Weidmann, de que o BCE estava fazendo o possível para estabilizar preços, mas disse que era positivo que o presidente do BC se posicionasse também.

"É bom que Weidmann alerte os políticos sempre", declarou a chanceler. "Eu concordo com Jens Weidmann e acredito ser positivo que ele, como presidente do BC alemão, tenha influência sobre o BCE", acrescentou.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...