Ministro anuncia restrição a importação de celulares

Aparelhos de baixa qualidade tero entrada barrada no Pas, diz Fernando Pimentel

Ministro anuncia restrição a importação de celulares
Ministro anuncia restrição a importação de celulares (Foto: Divulgação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse hoje que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidirá já na próxima reunião, ainda este mês, proibir a entrada de aparelhos celulares importados que ainda não tenham sido homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Conforme antecipou o Grupo Estado, o governo tem preocupação em relação ao grande volume de equipamentos importados e com a baixa qualidade desses equipamentos. "Temos um problema em relação a qualidade técnica desses aparelhos, o que é um risco para os usuários, e o grande volume importado prejudica a balança comercial", disse Pimentel, após encontro há pouco com o ministro da Comunicações, Paulo Bernardo, que interrompeu suas férias para participar desta reunião.

Pimentel lembrou que atualmente a Anatel apenas homologa os equipamentos após a sua entrada no mercado brasileiro, o que "inclusive abre possibilidade de fraudes". Segundo ele, a partir da resolução da Camex os importadores precisarão apresentar certificado dado pela agência reguladora para que a entrada desses aparelhos no País seja autorizada. "Depois disso vamos negociar com as operadoras para que elas também não habilitem celulares que não estejam homologados", concluiu o ministro.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email