Montadora chinesa suspende fábrica na Bahia
Menos de um ano depois de anunciar investimento em Camaçari, a JAC Motors pisa no freio e avisa que não fará nada enquanto o governo não baixar o IPI dos importados
Bahia 247 – Em novembro do ano passado, com pompa e circunstância, a montadora chinesa JAC Motors, comandada no Brasil pelo executivo Sergio Habib, anunciou a construção de uma fábrica em Camaçari, na Bahia, o mesmo local onde a Ford já está instalada.
Era um investimento de aproximadamente R$ 1,35 bilhão, para fabricar 100 mil unidades por ano e que deveria gerar 3,5 mil empregos diretos.
No entanto, a montadora acaba de pisar no freio. Sergio Habib avisou que não fará a fabrica na Bahia enquanto o governo federal não soltar um decreto que facilite a entrada de veículos estrangeiros no país – importados pagam 36,5% de IPI, contra 6,5% dos veículos produzidos internamente. “Com o dólar a R$ 2, a importação ficou inviável”, diz ele.
Em tese, isso deveria acelerar os planos de produção local. Mas Habib defende uma cota de importação facilitada, para que possa expandir sua rede de 45 concessionárias, enquanto investe na nova fábrica.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: