Moody’s rebaixa bancos argentinos
Ita e Santander possuem operaes de varejo por l e podem sofrer
247 - O rebaixamento dos bancos argentinos pela Moody’s é outra má notícia para investidores em ações do setor financeiro aqui no Brasil. Os bancos, no Brasil, estão com lucros em altas, mas as ações não conseguem acompanhar essa valorização. Com essa notícia da Moody’s, fica em evidência o Itaú Unibanco, o maior banco privado do Brasil, e também o de maior exposição em solo argentino, onde possui operações de varejo com o Banco Itaú Argentina.
Na Argentina, o Itaú possui uma rede de 81 agências e soma ativos de US$ 1,7 bilhão, com patrimônio de US$ 127 milhões. O Santander é dono do Santander Rio, o maior banco privado argentino, com 276 agências e 2 milhões de clientes. Além de ser rebaixado na Argentina, corre o risco de sofrer o mesmo corte na matriz, Espanha.
A Moody’s rebaixou o risco dos bancos argentinos pela fragilidade dos balanços apresentados. O rebaixamento dos bancos que operam na Argentina gerou revolta e protestos do Banco Central do país, além das entidades que representam o setor. Mas é bom lembrar que o setor financeiro lá foi praticamente vendido para o capital estrangeiro. Os espanhóis e o brasileiro Itaú dominam a cena.
No Brasil, as ações do Itaú estão entre as que mais caíram no ano, com perdas de 29,5%, no caso das preferenciais, e de 19,9%, nas ordinárias. O Santander, por sua vez, caiu mais. No ano, derreteu 35%.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: