Mulher compra US$ 504 mil e presidente do BC suíço renuncia
Philipp Hildebrand disse no querer comprometer credibilidade da instituio diante da suspeita de informao privilegiada antes de desvalorizao do franco
247 – Lá é assim. No início da tarde desta segunda-feira 9, o presidente do Banco Nacional da Suiça – equivalente ao BC brasileiro --, Philipp Hildebrand, anunciou sua renúncia do cargo “com efeito imediato”. Ele foi abatido por pressões da opinião pública, que não aceitou o fato de sua mulher, Kashya, ter comprado US$ 504 mil, com francos suiços, no dia 15 de agosto do ano passado, três semanas antes de Hildebrand ordenar a desvalorização da moeda nacional. Ficou no ar a suspeita de que ela se aproveitou de informação privilegiada.
“Cheguei à conclusão de que nunca poderei dar a prova definitiva de que a transação duvidosa foi ordenada por minha esposta (e não por mim)”, justificou ele sobre a renúncia ao posto de banqueiro número 1 da Suíça. “Só posso dar a minha palavra de honra”.
A compra dos dólares só foi revelada após documentos do banco Sarasin, da Basiléia, terem sido roubados e entregues ao líder político de extrema direita Christoph Blocher. Ele, por sua vez, mandou as provas da transação para a presidente do país. Na semana passada, Hildebrand anunciou que estava decidido a permanecer no cargo, mas as pressões aumentaram e ele resolveu não resistir mais, sob alegação de que estaria colocando em risco a credibilidade da instituição.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: