“Nenhum país vai deixar o euro”
Vice-presidente da Comisso Europeia diz que alto custo econmico e poltico descarta fim da moeda comum
Roberta Namour_247, de Santander - Nenhum membro da União Europeia deixará o grupo. É o que acredita Joaquín Almunia, vice-presidente e comissário europeu da Concorrência. Presente no encontro da América Latina promovido pelo banco Santander na Universidade Menéndez Pelayo, na Espanha, ele afirma que os custos econômicos e políticos da saída de um país da zona do Euro descartam esse cenário. “Quando se olha para os números, nada indica que sair do euro é uma alternativa”, afirmou Almunia.
O comissário acredita que o problema do endividamento da Grécia vai exigir uma solução lenta e custosa, além de esforços de todas as partes – dentro do país e entre seus parceiros de União Europeia. Na sua opinião, os vizinhos do Euro ainda correm risco de serem contagiados pela crise grega, principalmente a Irlanda e Portugal, porque também enfrentam problemas financeiros. Espanha, Itália e Bélgica fazem parte igualmente dos países mais sensíveis. Em contrapartida, ele ressaltou que os três últimos países possuem economias muito maiores do que a Grécia, Irlanda e Portugal, e portanto, mais capacidade para se defender. Isso não descarta, porém, a necessidade de reformas e ajustes para corrigir seus desequilíbrios.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: