TV 247 logo
      HOME > Economia

      No Brasil de Temer, inadimplente deve 3 vezes o salário

      O endividamento sos brasileiro atingiu nível recorde com a chegada de Michel Temer ao poder, revela uma nova pesquisa feita pelo instituto Data Popular; são 61 milhões de inadimplentes, quase metade da população ativa; o brasileiro inadimplente – com mais de 90 dias de atraso nos compromissos – deve, em média, três vezes o que ganha; a maior parte das dívidas foi feita nos últimos três anos, período em que coincide com o agravamento da crise causada pelo política de "quanto pior, melhor" usada por Temer e seus aliados para derrubar Dilma Rousseff

      O endividamento das famílias atingiu o maior patamar desde junho de 2006 (Foto: Giuliana Miranda)
      Giuliana Miranda avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O brasileiro inadimplente – com mais de 90 dias de atraso nos compromissos – deve, em média, três vezes o que ganha. A maior parte das dívidas foi feita nos últimos três anos, período que coincide com o agravamento da crise econômica.

      Uma pesquisa da empresa de recuperação de crédito Recovery, feita pelo Data Popular, mostra que hoje o brasileiro inadimplente deve, em média, três vezes o que ganha e, em alguns casos, acumula até 20 dívidas diferentes.

      A maior parte das dívidas foi feita nos últimos três anos – período que coincide com o agravamento da crise econômica. De 2014 para cá, a taxa de desemprego mais que dobrou, atingindo 14 milhões de brasileiros. Ao mesmo tempo, a população teve de conviver com a disparada da inflação, escassez de crédito e juro alto. Foi uma combinação perfeita para o aumento da inadimplência (contas em atraso por mais de três meses), que hoje atinge um contingente de 61 milhões de brasileiros. “É metade da população economicamente ativa”, afirma o presidente da Recovery, Flavio Suchek.

      O número de inadimplentes é o maior em pelo menos cinco anos – início do indicador de Inadimplência do Consumidor da Serasa Experian. “Diferentemente de outros períodos, a inadimplência elevada não é resultado de excesso de endividamento.

      As informações são de reportagem de Renée Pereira e Anna Carolina Papp no Estado de S.Paulo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: