HOME > Economia

O que é circuit breaker, que a Bovespa acionou duas vezes esta semana na crise dos mercados

Ele é um mecanismo disparado pela bolsa para interromper a sessão quando ocorrem oscilações muito bruscas e atípicas no mercado de ações

O que é circuit breaker, que a Bovespa acionou duas vezes esta semana na crise dos mercados (Foto: Reuters)

Do Infomoney - O Ibovespa teve, nesta quarta-feira (11), o circuit breaker acionado pela segunda vez na semana, após uma nova queda de mais de 10% durante o pregão. O mergulho do índice ocorre na esteira da crise provocada pelo novo coronavírus, após a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretar pandemia da doença.

Na última segunda-feira, o benchmark já havia recuado mais de 10% logo na abertura, em meio a uma forte queda nos preços do petróleo, que refletiram o fracasso nas negociações entre os membros da Organização dos Países exportadores de Petróleo (Opep) e a Rússia sobre a produção da commodity e após a Arábia Saudita anunciar descontos de 20% nos preços dos barris.

Mas o que significa o circuit breaker? Ele é um mecanismo disparado pela bolsa para interromper a sessão quando ocorrem oscilações muito bruscas e atípicas no mercado de ações.

O “circuit breaker” na B3 funciona assim: se o Ibovespa atingir o limite de baixa de 10% (em comparação ao dia anterior), os negócios serão interrompidos por meia hora. reaberto o pregão, se houver oscilação negativa de até 15%, a interrupção se dá por mais uma hora. 

Voltando a funcionar, com queda de 20%, ocorre suspensão dos negócios por prazo a ser definido pela Bolsa. Nessa hipótese, a decisão deverá ser comunicada ao mercado. De qualquer forma, na última meia hora de pregão, as negociações acontecerão.

Continue lendo no Infomoney.