OCDE reduz previsão para crescimento mundial
Em relatrio semestral sobre as previses para 2012 divulgado hoje, Organizao afirma que zona do euro entrou em recesso
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu suas previsões de crescimento para as maiores economias do mundo em seu relatório semestral sobre as previsões para 2012 divulgado hoje, e disse que a zona do euro entrou em recessão.
A OCDE também alertou que a crise da dívida da zona do euro, que está agora afetando países vistos anteriormente como portos seguros, poderá "aumentar fortemente a ruptura econômica se não for solucionada".
A organização cortou a perspectiva para o crescimento econômico em seus 34 membros para 1,9% neste ano e 1,6% em 2012, de 2,3% e 2,8% previstos em maio, respectivamente. A OCDE disse que espera agora que a economia da zona euro recuará 1% a uma taxa anualizada no último trimestre deste ano e 0,4% nos primeiros três meses de 2012. A economia do bloco de 17 países crescerá somente 0,2% em 2012, afirmou a organização.
A OCDE alertou que os possíveis, mas improváveis resultados, como um default desordenado da dívida pública, ou uma ruptura do euro, teriam graves consequências em todo o mundo.
Pelos cálculos da organização, os EUA - a maior economia do mundo - crescerá 2% em 2012, ante a previsão de alta de 3,1% em maio. Segundo a OCDE, a economia norte-americana crescerá 2,5% em 2013.
Citando a desaceleração econômica, a organização cortou sua previsão para o crescimento do comércio global para 6,7% em 2011 e 4,8% para 2012, abaixo de 8,1% e 8,4% previstos anteriormente, respectivamente. As informações são da Dow Jones.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: