CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Odebrecht, ex-maior multinacional brasileira, hoje está contaminada

Em agosto de 2014, a Odebrecht comemorou ter sido escolhida pela Fundação Dom Cabral como a maior multinacional brasileira; no entanto, atingida pela Lava Jato, que prendeu Marcelo, seu presidente, no início de 2015, e pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a empresa está sendo varrida do mapa e já foi banida de concorrências no Panamá, no Peru e no México; ontem, o jornalista Mauro Santayanna publicou a "nota de falecimento" da engenharia brasileira; só a Odebrecht já demitiu mais de 100 mil fiuncionários diretos desde o início desse terremoto

Marcelo Odebrecht (Foto: Leonardo Attuch)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A Odebrecht, que já foi a maior multinacional brasileira, está sendo varrida do mapa, desde que foi atingida pela Lava Jato, pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e pelas notícias que abalaram sua reputação.

Nesta quinta-feira, o governo peruano informou que não permitirá mais a presença da empreiteira brasileira em suas licitações. O mesmo já havia sido feito por países como México e Panamá. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aos poucos, a empresa vai sendo banida do mapa, abrindo espaço para concorrentes da China e dos Estados Unidos na África e na América Latina.

Ontem, o jornalista Mauro Santayanna publicou a nota de falecimento da engenharia brasileira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


Leia, abaixo, texto de agosto de 2014, em que a Odebrecht comemora ter sido escolhida como a maior multinacional brasileira:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Odebrecht – por meio de seus Negócios de Engenharia e Construção – é a empresa com maior índice de transnacionalidade entre as brasileiras, segundo estudo feito pela Fundação Dom Cabral (FDC). 

Realizada anualmente desde 2006, a pesquisa teve como tema neste ano “A força da marca Brasil na criação de valor internacional”, e levou em conta as operações de 66 empresas nacionais no exterior. Sua metodologia considerou dois critérios: empresas de capital e controle majoritariamente brasileiro e empresas que possuem presença física no exterior. Das 66 analisadas, 52 são multinacionais e 14 atuam por meio de franquias. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda de acordo com a pesquisa, a internacionalização das empresas brasileiras cresceu 1,6% em 2013, ano base do ranking. A América do Sul lidera como a região com maior presença física das multinacionais, com 75,8%, seguida pela América do Norte, com 66,7%, e Europa, com 54,6%. Os Estados Unidos e a Argentina são os países com maior presença de empresas brasileiras. 

Confira a lista das dez primeiras colocadas no Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

1. Construtora Norberto Odebrecht
2. Gerdau
3. InterCement
4. Stefanini
5. Metalfrio
6. Magnesita
7. Marfrig
8. JBS
9. Artecola
10. Ibope

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO