Ônibus elétricos da BYD celebram quatro anos em São Paulo
Com a meta de aumentar para 20% a eletrificação da frota de ônibus, São Paulo avança em seus planos ambientais
247 - A cidade de São Paulo testemunhou quatro anos de operação dos ônibus elétricos da BYD. Ao todo, 18 ônibus do modelo chassi BYD D9W têm contribuído para uma mobilidade mais sustentável, operando na zona sul da metrópole.
A BYD, reconhecida como a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, celebra este marco na maior cidade do Brasil, líder em frota sustentável no país. Esses ônibus são gerenciados pela Transwolff e servem a linha 6030-10 Unisa Campus 1-Terminal Santo Amaro.
Além de promover uma significativa economia operacional, os ônibus BYD D9W são ecologicamente corretos. De 2019 a 2023, a frota evitou a emissão de 15.768 toneladas de CO2, equivalente ao plantio de mais de 112 mil árvores. Neste período, os veículos percorreram 3,4 milhões de quilômetros e transportaram mais de 10 milhões de passageiros.
Com a meta de aumentar para 20% a eletrificação da frota de ônibus, São Paulo avança em seus planos ambientais.
Bruno Paiva, diretor da divisão de ônibus BYD Brasil, destaca os resultados positivos: economia em manutenção e combustíveis. “O Brasil tem evoluído na discussão sobre mobilidade elétrica e São Paulo está em nível avançado com a maior frota. Os ônibus elétricos da BYD têm apresentado resultados extremamente positivos, com maior economia de custos com manutenção e menor gastos com combustíveis”, afirma.
Os ônibus da BYD oferecem 250 quilômetros de autonomia, são recarregados à noite e oferecem conforto e comodidade aos passageiros, com recursos como ar condicionado, Wi-Fi e tomadas USB.
A bateria de ferro-lítio usada pela BYD, segura e duradoura, representa outro avanço tecnológico. Após 15 anos de uso nos ônibus, essas baterias podem ser reaproveitadas em sistemas de armazenamento de energia.
Esses veículos elétricos trazem inúmeros benefícios ambientais, como redução de poluentes e baixa emissão de ruídos. A cada ônibus em circulação, a redução de gases é equivalente ao plantio de até 1.300 árvores por ano.
A BYD Brasil, presente no país desde 2015, também se destaca na produção de módulos fotovoltaicos e baterias de fosfato de ferro-lítio. A empresa está envolvida em vários projetos de mobilidade elétrica no Brasil, incluindo o SkyRail de São Paulo, e expande seu portfólio para automóveis de passeio e sistemas de armazenamento de energia. Recentemente, a BYD Brasil integrou o Pacto Global da ONU e continua a fortalecer sua presença no mercado brasileiro com inovações sustentáveis.