OSX de Eike dá calotes desde abril
Estaleiro do empresário Eike Batista no porto do Açu (RJ), que já tem a assessoria de uma empresa especializada em reestruturação empresarial, vem atrasando pagamentos de prestadores de serviços e fornecedores no interior do Rio e de Minas
247 – A situação só se complica para Eike Batista. Depois da notícia, nesta segunda-feira, de que o empresário avalia vender ações da MMX, reportagem do Valor Econômico desta terça-feira noticia que a OSX vem dando calotes desde abril.
O estaleiro no porto de Açu (RJ), que já tem assessoria de uma empresa especializada em reestruturação empresarial, vem atrasando pagamentos de prestadores de serviços e fornecedores de várias cidades do interior do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Segundo o jornal, centenas de donos de caminhões responsáveis por transportar brita entre uma pedreira em Muriaé e o porto de Açu – um trajeto de 460 km – estão sem receber de uma empresa terceirizada que não recebe da OSX.
Um profissional disse ao Valor ter R$ 18 mil a receber. Outro afirma que "ninguém fala nada, não tem proposta de renegociação, de parcelamento, nada". Outras dívidas são com empresas que operam as pedreiras em Minas e até com postos de combustível.
No último domingo, a Folha de S.Paulo noticiou que a OSX deu calote em uma dívida de R$ 500 milhões com a Acciona, mas a empresa de Eike negou. "A OSX precisa terminar as obras para poder cumprir os atuais contratos (três em carteira) do estaleiro", informa o Valor.
Segundo o NYT, o empresário corre o risco de perder o controle do grupo EBX. Em reportagem publicada no domingo, o jornal norte-americano diz que, com a queda no mercado de ações do Brasil e no valor do real em meio aos protestos que tomaram conta do País, os bilhões de Eike estão "evaporando".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: