Países apertam os cintos; União Europeia gasta
Primeiro-ministro britnico denuncia o investimento de 240 milhes de euros em novo prdio do Conselho Europeu
247 - O primeiro-ministro britânico David Cameron criticou os custos do novo edifício da União Europeia em Bruxelas, no momento de sua cruzada para reduzir o orçamento dos 27 membros. « A Comissão Europeia e suas instituições devem demonstrar que elas se impõem as mesmas medidas de austeridade que cada Estado do grupo deve suportar », diz ele.
A discussão em questão se trata do novo edifício batizado de « Europa » que está sendo construído para permitir um maior espaço para os serviços e funcionários do Conselho, ao lado do atual « Justus Lipsius ». O projeto foi adotado em 2004 e deve ser finalizado em 2014 por um custo total de 240 milhões de euros. « As vezes quando se vê a grandeza dos prédios do Conselho é muito frustrante. Você se pergunta se as instituições conhecem o que cada país, cada cidadão deve passar quando os orçamentos são reduzidos », completou Cameron.
Na sua opinião, o edifício atual das reuniões de dirigentes é amplamente suficiente. « Ele me parece bem, os microfones funcionam, tem bastante espaço e a comida também não é ruim », satiriza ele. Então, qual é o problema ? Um responsável da União Europeia disse que o atual prédio foi construído em 1994 quando o grupo só tinha 12 membros. Hoje ele conta com 27 países.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: