CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

'Países ricos devem se comprometer a reduzir produção de petróleo', diz Silveira

Ministro de Minas e Energia afirmou que os países em desenvolvimento não podem ser 'sacrificados' no debate global sobre a transição energética

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou em entrevista à agência alemã DW que os países em desenvolvimento não devem ser 'sacrificados' com a imposição de normas para reduzir a extração de petróleo enquanto os países ricos não adotarem as mesmas metas. 

"Além dos esforços já feitos pelo Brasil e pelos outros do Sul global, o avanço da descarbonização e o declínio da produção de petróleo no mundo tem que ser feito pelos países que se tornaram ricos e incluir suas populações. Tem que ser feito de forma justa para que os países em desenvolvimento não continuem pagando esta conta com pobreza e miséria", disse o ministro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele afirmou que a redução do uso de combustíveis fósseis "não sacrifique um único ou alguns países menos desenvolvidos para poder pagar a conta da sustentabilidade sozinho". 

Nesse sentido, a exploração de petróleo na Margem Equatorial, adequada às normas dos órgãos ambientais brasileiros, deve gerar riqueza para o País, disse Silveira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Eu defendo que a Margem Equatorial, de forma adequada, cumprindo a legislação ambiental, deve ser mais uma fonte de riqueza para combater a desigualdade no Brasil", disse. 

Em relação ao convite a integrar o cartel global de petróleo, a Opep+, Silveira afirmou que uma adesão nada teria "a ver com o núcleo da Opep que discute a questão do controle de petróleo". 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO