HOME > Economia

PDV de Temer teve apenas 76 interessados

Dados divulgados nesta terça-feira, 28, pelo Ministério do Planejamento mostram um fracasso do Programa de Demissão Voluntária (PDV) para servidores federais, lançado pelo governo de Michel Temer em setembro; expectativa era atrair 5 mil desligamentos até dezembro, mas apenas 76 pedidos foram feitos; objetivo do governo com o PDV era economizar R$ 1 bilhão

temer (Foto: Aquiles Lins)

247 - Dados divulgados nesta terça-feira, 28, pelo Ministério do Planejamento mostram um fracasso do Programa de Demissão Voluntária (PDV) para servidores federais, lançado pelo governo de Michel Temer em setembro.

A expectativa era atrair 5 mil desligamentos até dezembro, mas apenas 76 pedidos foram feitos. O objetivo do governo com o PDV era economizar R$ 1 bilhão. 

Em janeiro, o governo vai enviar uma nova medida provisória (MP) prevendo um PDV para servidores públicos. O texto manterá os benefícios previstos na proposta que está atualmente no Congresso Nacional e que perde validade hoje, mas a ideia é incluir que o programa possa ser reaberto em outros anos, a critério do Planejamento.

A princípio, a ideia do governo era enviar um projeto de lei, diante da impossibilidade de encaminhar duas MPs sobre o mesmo assunto em um mesmo ano legislativo. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, no entanto, convenceu o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, de que o assunto deveria ser tratado por medida provisória.