Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo

Campo de Franco tem uma coluna de pelo menos 295 metros de hidrocarbonetos

Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo
Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras anunciou nesta terça-feira descoberta de petróleo de boa qualidade no pré-sal da Bacia de Santos que comprova a extensão de reservatórios de petróleo no sul da área de Franco.

A empresa anunciou que encontrou durante a perfuração do poço conhecido informalmente como Franco SW uma coluna de pelo menos 295 metros de hidrocarbonetos, o que poderá resultar em outro grande campo de petróleo na região.

"A descoberta comprova ainda a extensão dos reservatórios de petróleo no sul da área de Franco (o poço descobridor). A coluna de hidrocarbonetos verificada até o momento é de 295 metros", disse a estatal em comunicado.

Na semana passada , geólogos consultados pela Reuters avaliaram que a coluna de 400 metros de petróleo encontrada no prospecto de Carcará, também no pré-sal, é suficiente para indicar um novo campo gigantesco na região.

O novo poço, denominado 3-BRSA-1053-RJS (3-RJS-699), é o quarto perfurado na área da cessão onerosa e fica a uma profundidade de 2.024 metros, a cerca de 210 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

Por meio do processo da cessão onerosa, a União cedeu à Petrobras o direito de extrair cerca de 5 bilhões de barris de áreas do pré-sal que ainda não foram licitadas.

O campo de Franco será responsável pela maior parte do petróleo da União que será apropriado pela Petrobras, com 3,058 bilhões de barris.

(Reportagem Sabrina Lorenzi e Gustavo Bonato)

 

Conheça a TV 247

Mais de Economia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247