HOME > Economia

Petrobras aumenta pressão sobre estaleiros

Estatal demonstra preocupao com o ritmo de construo das sondas contratadas aos estaleiros nacionais, entre eles, o Atlntico Sul, em PE; presso para o cumprimento do cronograma ser intensificada

Petrobras aumenta pressão sobre estaleiros (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem/AE)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Raphael Coutinho _PE247 – O ritmo dos serviços feitos nos estaleiros do Brasil está causando grande preocupação com a direção da Petrobras. Um levantamento aponta que aproximadamente 70% das sondas encomendadas pela companhia para a exploração de petróleo no Pré-sal estão em atraso ou nem começaram. Um deles é o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Porto de Suape, em Pernambuco, que conta com sete encomendas, todas em atraso segundo a estatal.

A preocupação da companhia é justificada por causa da demora no início da exploração de petróleo no Pré-sal, que resulta em atrasos na capacidade da Petrobras em transformar o produto em dinheiro. Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o presidente de um estaleiro, que não teve o nome revelado, assumiu as dificuldades em cumprir o prazo. "A única certeza que se tem ao começar um projeto de construção é de que não vai acabar no prazo. Não estou dizendo que é impossível (cumprir o prazo), mas é muito difícil. Fazer algo pela primeira vez é sempre complicado", contou.

A empresa firmou contratos para a construção de 33 sondas para serem construídas no Brasil. Outras duas estão em fase avançada de negociação. Ao todo, serão investidos cerca de US$ 28 bilhões. Apesar do cronograma, Graça Foster afirma que não trabalha com cenário de atraso e que ficará em cima dos estaleiros para garantir os prazos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: