Petrobras faz bem ao bolso do acionista

Empresa decide antecipar distribuio de ganhos e faz ao ficar entre as mais negociadas desta segunda-feira

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247_A Petrobras decidiu antecipar o anúncio sobre a remuneração aos acionistas, o que contribui para as duas ações da empresa – PETR3 e PETR4 – ficarem entre as maiores altas do Ibovespa até o início da tarde esta segunda-feira. Com altas de 2,51% e 2,53%, respectivamente, e volume de negócios superior à média diária, os papéis conseguem evitar, momentaneamente, que a bolsa brasileira tenha forte baixa com a apreensão da decisão sobre o aumento do teto do endividamento americano. Pela decisão do conselho da empresa, os investidores receberão R$ 2,6 bilhões em juros sobre o capital próprio em 31 de outubro deste ano. Isso significa que cada ação ON ou PN terá direito a R$ 0,20, uma remuneração interessante para os padrões do mercado acionário, que distribui aproximadamente um quarto desse valor.

A data de corte para o fechamento do pagamento será em 2 de agosto, o que justifica essa corrida pelos papéis da Petrobras: quem comprar até essa data terá direito à remuneração extra. No entanto, fique atento. O movimento de alta desta segunda-feira é provocado por grandes investidores, como fundos de investimento, que compram grandes quantidades de ações e mexem com a valorização da empresa. Dependendo da estratégia de cada um desses gestores, logo depois de 2 de agosto eles podem vender as ações e provocar a desvalorização. Se você comprar, poderá adquirir uma ação mais cara do que seu valor real, mesmo a da Petrobras, que está em baixa de 12% (PETR4) e 12,9% (PETR3) em 2011. Por isso, faça as contas se vale a pena receber a remuneração extra. E tenha em mente que os juros sobre o capital próprio exigem o recolhimento do Imposto de Renda.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email