HOME > Economia

Prepare as malas: ABF EXPO

O setor de franchising é uma área da economia nacional pujante, geradora de empregos e conta com linhas de financiamento exclusivas para empreendedores optantes pelo sistema

Muitas pessoas já devem estar com as férias em mente, com roteiro programado e muitos sonhos prontos para serem realizados.

Afinal de contas, para quem deseja ter um descanso sem estourar o orçamento já deve ter fechado o pacote de viagem e aproveitado as melhores condições de pagamento.

Porém, a preparação das malas para quem busca empreender um negócio ou simplesmente tornar-se "patrão" precisa contemplar uma parada sem descanso na ABF Expo Franchising, que ocorre em São Paulo, no Center Norte.

Entre os dias 12 e 15 de junho, ocorre a maior feira de franquias mundo, com expositores nacionais e internacionais, que buscam captar franqueados para a expansão de sua rede, e que sempre promovem descontos nas suas taxas de franquias, royalties e outras facilidades.

A feira é organizada pela Associação Brasileira de Franchising e vem ano a ano elevando seu nível qualitativo, além já estar presente no calendário de eventos empresariais que movimentam São Paulo. É um local perfeito para futuros negócios.

Significa dizer que estar ali é uma grande oportunidade para a realização do sonho de empreender. É a busca por parceiros que queiram empreitar uma caminhada rumo a criação de empregos, empresas e claro, lucros. É ter a oportunidade de comparar, de perceber algumas particularidades dos negócios e de se aproximar em muitos casos do corpo gestor da franquia. É uma oportunidade única de ter uma conversa entre a sua franquia predileta, caso ela exista, e ouvir o discurso da concorrência.

Já comentamos as diversas franquias que hoje contemplam o hall de negócios a disposição dos mais diferentes perfis, mas é fundamental garantir o acesso pleno às informações e ter o contato direto com as pessoas que fazem a gestão do negócio. O setor de franchising é uma área da economia nacional pujante, geradora de empregos e conta com linhas de financiamento exclusivas para empreendedores optantes pelo sistema.

Além disso, durante todo o evento, diversos são os minicursos e palestras relacionadas ao mundo do franchising, que com absoluta certeza contribuirão no aprofundamento de seu conhecimento sobre o setor e principalmente de suas responsabilidades enquanto franqueado. As oficinas de conhecimento promovem a trova de cases de sucessos e experiências de quem já atua no setor.

Algumas informações são fundamentalmente importantes no processo de reconhecimento do possível franqueador ao qual você irá se alinhar: conhecer os potenciais concorrentes; estabelecer uma comunicação clara entre suas obrigações e deveres; esclarecer o processo (as fases) de seleção de franqueados; esclarecer as formas de pagamento e periodicidade das taxas e acima de tudo, conhecer a filosofia de trabalho daquela rede.

De se destacar a posição de muitas redes que, além das garantias financeiras, faz uma espécie de triagem para garantir que os novos franqueados estejam absolutamente alinhados a cultura organizacional da rede, o que significa dizer que não basta o candidato a franqueado possuir garantias financeiras para ingressar na rede, é preciso ter o perfil da rede.

Uma dica importante para quem for visitar a feira, busque sempre comparar as ofertas do mesmo segmento em que se pretende atuar, observando a forma como as outras empresas, que serão concorrentes suas, se posicionam. Tente observar se sua rede faz um processo seletivo idôneo na captação de seus franqueados.

Às vezes, e não muito raro tal fato acontecer, muitas franquias apenas desejam crescer para ter uma rede quantitativamente grande, e aceitam qualquer e todo tipo de franqueado. No médio prazo, há uma desqualificação da rede como um todo, uma vez que a identidade da empresa se perde em unidades ruins e acaba atrapalhando toda a cadeia.

É importante ainda iniciar uma grande quantidade de contatos, tentando sempre fazer a escolha da franquia sob um aspecto racional, mantendo portas abertas, e nunca fechando oportunidades.

Sempre há franquias que podem oferecer, por exemplo, uma unidade em operação ou possuir certo interesse em atuar na sua região, facilitando as negociações e concedendo incentivos financeiros para que tal negócio se concretize.

Não é raro, e já acompanhei, redes de franquias que repassam unidades para outros franqueados simplesmente para não perderem tal região, tal posicionamento em determinada cidade, e o fazem garantindo, nesse exemplo, materiais didáticos por 1 semestre sem custo ao novo franqueado que assumir a operação.

As negociações durante a feira tendem a ser sempre mais vantajosas, pois há uma estratégia de comercialização de unidades, de taxas de franquias e parcelamentos. As maiores e melhores redes estarão presentes, fazendo valer a pena uma visita. Há tempo hábil para tal programação. Boa sorte e ótimos negócios.