HOME > Economia

Presente ou dívida?

Presidente Dilma Rousseff anunciou como benefício a redução de 16,2% nas tarifas de energia a partir de 2013; mas o TCU havia identificado cobrança indevida de R$ 7 bilhões nas contas cobradas de 2002 a 2010; relator do processo no tribunal pediu a devolução do dinheiro, que viria em abatimentos na conta de luz

Presente ou dívida? (Foto: Divulgação)

247 - A polêmica foi aberta por um vídeo que não para de ser replicado pelas redes sociais: a redução na tarifa de energia anunciada pela presidente Dilma Rousseff na noite da quinta-feira 6 foi presente ou dívida?

A diminuição do preço da energia foi apresentada como parte da estratégia do governo para reativar a economia, mas o Tribunal de Contas da União havia identificado a cobrança indevida de R$ 7 bilhões de 2002 a 2010 nas contas de luz, e o ministro Valmir Campelo, relator de processo em curso no TCU, se manifestou favorável à devolução do dinheiro, algo que seria feito por meio de descontos nas contas futuras.

A decisão do governo tem a ver com o erro na cobrança ou não passa de uma inocente medida para promover o crescimento do país? A pergunta deve ser respondida na próxima terça-feira 11, quando os detalhes da medida serão apresentados pelo Palácio do Planalto.