CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Presidente da TIM renuncia após 7 meses

Andrea Mangoni assumiu o posto após a renúncia do ex-presidente Luca Luciani; empresa não cumpriu a meta de crescimento de 10% no ano passado, fechando 2012 com aumento de 7,6% na geração de caixa operacional

Presidente da TIM renuncia após 7 meses (Foto: FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - A TIM anunciou nesta terça-feira que seu diretor-presidente, Andrea Mangoni, renunciará ao cargo a partir de 4 de março, menos de um ano após chegar da controladora Telecom Italia para assumir o posto.

O Conselho de Administração deverá escolher novo presidente "no menor prazo possível", segundo fato relevante.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o documento, Mangoni informou o Conselho de Administração que "considerava cumprida a missão para a qual foi encarregado no sentido de comandar uma transição tranquila na gestão da companhia".

A indicação de Mangoni, que atuava como diretor financeiro e de controle da Telecom Italia antes de assumir o cargo, fora anunciada em meados do ano passado, após a renúncia do ex-presidente Luca Luciani.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A TIM apresentou nesta terça-feira um crescimento de 7,6 por cento na geração de caixa operacional no fechado de 2012, abaixo da meta da empresa de 10 por cento, após um ano "mais duro do que o esperado", informou a companhia.

O não cumprimento do guidance da empresa para essa linha já era esperado por alguns analistas, em meio a um aumento de 26,3 por cento nos custos de produtos vendidos no ano passado, destacando a agressividade da empresa na busca de clientes por meio de aparelhos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assim, a receita líquida de produtos no ano foi de 2,34 bilhões de reais, alta de 35,3 por cento, enquanto os custos de produtos superaram 2,6 bilhões de reais.

Já a receita líquida de serviços, considerada mais rentável, cresceu apenas 6,9 por cento no ano todo, a 16,41 bilhões de reais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na última linha, a TIM teve lucro líquido de 462,5 milhões de reais no quarto trimestre de 2012, alta de 16,3 por cento sobre o mesmo período do ano anterior. Analistas esperavam, em média, lucro líquido de 476 milhões de reais no período, segundo pesquisa da Reuters.

O lucro líquido no fechado do ano teve avanço de 13,4 por cento, para quase 1,5 bilhão de reais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A receita líquida da segunda maior operadora móvel do Brasil totalizou 5 bilhões de reais de outubro a dezembro, um crescimento anual 6,7 por cento, em linha as expectativas.

Com crescimento de 9,8 por cento de janeiro a dezembro, a 18,76 bilhões de reais, a receita líquida ficou dentro da tolerância do guidance da companhia de alta de 10 por cento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar de ajudar a cumprir a meta, a receita líquida do quarto trimestre mostra forte desaceleração frente ao avanço de 20 por cento apurado no último trimestre de 2011.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO