CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Produção da Petrobras é a menor desde 2010

Estatal, comandada por Graça Foster, atribuiu queda na produção a parada para manutenção em plataformas; Brasil caminha para ser grande importador de gasolina e derivados

Produção da Petrobras é a menor desde 2010 (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de petróleo da Petrobras no Brasil em julho somou 1,940 milhão de barris ao dia em média, queda de 1 por cento na comparação com o mês anterior, atingindo o menor patamar desde o final de 2010, segundo dados da estatal divulgados nesta quarta-feira.

Em outubro de 2010, a produção de petróleo da Petrobras no Brasil havia atingido 1,938 milhão de barris/dia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"A parada programada para manutenção na plataforma P-8 (campo de Marimbá, na Bacia de Campos) foi um dos fatores responsáveis pela redução de 1 por cento na comparação com o mês anterior", afirmou a estatal em nota.

A Petrobras começou o ano produzindo 2,11 milhões de barris dia. Esse volume, registrado em janeiro, foi o segundo maior da história, perdendo somente para o recorde de dezembro de 2010 (2,121 milhões de barris/dia em média).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas no primeiro semestre, a produção subiu em relação ao mês anterior somente em maio. Nos demais, a extração no país caiu.

A estatal sofreu com paradas para manutenção em alguns meses, como em junho e março, além de julho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a Petrobras também sofreu os efeitos de uma paralisação na produção no campo de Frade, operado pela Chevron, onde detém participação de 30 por cento, enquanto a norte-americana possui mais da metade.

A estatal também lida com uma eficiência menor da bacia de Campos, que gera grande parte da produção de petróleo do Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2008, havia uma eficiência operacional de 89 por cento em Campos, e em 2011 esse percentual caiu para 71 por cento, informou o diretor de Exploração e Produção da estatal, José Formigli, em junho.

Para tentar melhorar a produtividade, a Petrobras anunciou em julho que gastará 5,6 bilhões de dólares até 2016 em atividades que visam reverter a queda na produção.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A queda foi um dos vários fatores por trás do prejuízo de 1,3 bilhão de reais registrado pela estatal no segundo trimestre, o primeiro da empresa em mais de 13 anos.

GÁS, PRODUÇÃO EXTERNA

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A produção de gás natural, sem liquefeito, alcançou em julho 59,5 milhões de metros cúbicos/dia, indicando uma redução de 1,2 por cento ante o mês anterior.

A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras em julho, no Brasil e no exterior, foi de 2,554 milhões de boed, ante 2,583 milhões de boe em junho.

No exterior, a produção média exclusiva de petróleo em julho chegou a 147.014 barris/dia, correspondendo a um recuo de 1,06 por cento na comparação com o mês anterior.

(Reportagem de Roberto Samora)

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO