CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Quebra de confiança

Um dos mais emblemáticos atos de quebra de confiança que assolam o país neste momento é a perda de confiança institucional na equipe econômica do governo e no empresário Eike Batista

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um dos pontos principais dentro das relações financeiras é a questão da confiança. Confiar é muito mais amplo e notável do que apenas o estabelecimento de relações comerciais. É uma estrutura construída, conquistada, e em permanente manutenção, evolução.

Aportamos recursos em determinando banco por confiar em sua estrutura e em seus papéis. Escolhemos uma previdência privada por acreditar e confiar que daqui a 20, 30 anos, aquela instituição será capaz de devolver o capital com uma correção justa e que garantirá a continuidade de nossas vidas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um dos mais emblemáticos atos de quebra de confiança que assolam o país neste momento é a perda de confiança institucional na equipe econômica do Governo e perda de confiança em especial ao empresário Eike Batista. Nas duas pontas, o ato nasce da mesma forma. Há um rompimento de um modelo de promessas, sem ação efetiva e resultados concretos.

A equipe econômica promete corte de gastos, promete equacionamento das dívidas e investimentos, mas a base aliada já responde que não permitirá uma restrição orçamentária sem perda de capital político para o governo. Não há confiança na integridade da base de sustentação do governo, uma vez que muitos partidos já preparam seu desembarque federal para janeiro de 2014. Significa dizer que muitos partidos já não pretendem caminhar junto ao PT nas próximas eleições, e seu voo solo iniciará junto ao no ano.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os resultados dos níveis inflacionários, que mostraram recentemente uma leve queda, ainda não conseguiram convergir energia suficiente para conjecturar confiança nos próximos resultados da economia.

Além disso, o sentimento internacional é de que a economia brasileira não fez suas reformas no tempo certo, e agora pagam seu preço sobre os problemas estruturais, como por exemplo, o grave gargalo logístico para escoar a produção de grãos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já com Eike, quase todos os projetos foram lançados embasados na confiança de se ganhar muito dinheiro investindo onde poucos se aventuraram. O capital sempre levantado via mercado acionário ou empréstimos vultosos do BNDES, construíram a rota de sucesso para seus negócios, pelo menos uma hipótese de sucesso.

A cada anúncio positivo, a confiança de que seus negócios eram infalíveis, ratificava o poderio de um homem com quase duas dezenas de empresas integradas e altamente equilibradas, com fluxo de caixa crescente e confiança em retornar os investimentos. Tudo isso ficou provado agora que não passou de meras impressões, meras imprecisões.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Porém, a corrente mudou, e os resultados não apareceram, e o nível de confiança de esgotou. Junto disso, o financiamento escasseou e as oportunidades de outrora, agora são certezas de fracassos. O grande número de empresa pulverizavam o foco de gestão dos negócios principais, e, se mostraram fontes de prejuízos ímpares. Além disso, especula-se sobre as relações entre BNDES e as empresas do Grupo X.

Quebrou-se a confiança, e juntamente dela, diversos outros problemas começaram a crescer. Os investidores sabiam que o período de maturação de cada empresa seria longo, mas confiavam na capacidade do empresário em resolver os gargalos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quando da quebra deste apoio, a linha tênue entre desconfiança e confiança, se materializou e rapidamente substituiu a positividade. Reside neste momento outro importante fato. Como as empresas do Grupo X ainda não tinham resultados concretos, tudo, e absolutamente tudo estava arqueado no rol da confiança. Ruiu o apoio, ruiu a confiança, ruiu o crédito. Ruiu o grupo.

Uma outra ação que reforça tal argumentação de quão tênue esta linha de confiança existe, foi quando do anúncio da entrada do Banco BTG para captar investimentos para a empresa e reestruturas suas dívidas. Rapidamente os resultados da bolsa subiram, mas a prática se mostrou mais complexa que a teoria. Como as ações no mercado acionário são mais intensas e rápidas que no lado real da economia, a queda foi ainda mais surpreendente e fatal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enfim, os níveis de confiança precisam ser retomados ao longo de todos os elos de sustentação da economia nacional, e precisa ser e estar presente dentro das relações privadas de capital. Eike é um exemplo que transmite e ratifica a importância de se ter confiança para abrir novos caminhos, mas sem uma manutenção e realimentação desta confiança, rapidamente se perde o lastro desta relação.

Os agentes motivadores estão diretamente ligados a resultados concretos, e em se tratando de mercado financeiro, os resultados concretos passam por produção e lucro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO