Ranking do BC aponta BB e CEF com juros entre os mais altos

Bancos pblicos ficam nos ltimos lugares em alguns comparativos frente a instituies privadas

Ranking do BC aponta BB e CEF com  juros entre os mais altos
Ranking do BC aponta BB e CEF com juros entre os mais altos (Foto: Bia Fanelli/Folhapress)

247 – O Banco Central jogou, como se dizia, um balde de água fria nos esforços do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal em se mostrar na vanguarda do corte dos juros. As duas instituições ocuparam as últimas posições em rankings divulgados pela autoridade monetária, nos quais foram comparadas taxas praticadas por 38 bancos em diversas linhas de financiamento. Confira a tabela completa pelo site do Banco Central.

Abaixo, notícia distribuída pela Agência Reuters a respeito do assunto

DA REUTERS

Mesmo com a série de cortes agressivos de juros anunciados desde o mês passado, os estatais Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal não têm as menores taxas do mercado, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pelo Banco Central.

A autoridade monetária apresentou uma tabela com taxas médias praticadas no mercado por instituições financeiras em quatro linhas para pessoas físicas (cheque especial, CDC, compra de veículos e compra de bens) e cinco para empresas (desconto de duplicatas, capital de giro prefixado, conta garantida, compra de bens e capital de giro flutuante).

O período da pesquisa foi de 19 a 25 de abril, após o início da primeira rodada de redução de juros de Caixa e BB, em meio aos esforços do governo para tentar forçar a queda dos spreads, a diferença entre o preço que os bancos pagam para captar recursos e o que cobram de clientes.

Em uma das linhas divulgadas pelo BC, a de conta garantida, o BB aparece como dono da 30ª melhor taxa, num ranking com 38 instituições.

No cheque especial para pessoas físicas, a melhor taxa mensal colhida pelo BC foi a do Banco Prosper, de 2,11% ao mês. A pior, do 31º, foi a do Santander Brasil, em 10,34% ao mês.

A melhor taxa do crédito pessoal, segundo o BC, foi do Banco BVA, com 0,73% ao mês. Caixa e BB apareceram com a 13ª e 32ª melhores taxas, respectivamente, de um total de 91 instituições consultadas, nesse caso.

Bancos de montadoras ofereceram as cinco melhores taxas para financiar a compra de veículos, à frente do BB. Nessa linha, a Caixa teve a 23ª taxa mais atrativa, atrás de Itaú Unibanco, Bradesco e Santander Brasil.

A Caixa ofereceu apenas a 31ª melhor taxa, de um total de 38, para aquisição de bens.

Ambos os bancos públicos têm sustentado que as taxas menores que têm oferecido são dirigidas a clientes com os quais têm maior relacionamento. Em várias das linhas, os juros mais baixos exigem como contrapartida que os clientes tenham conta corrente no banco. O argumento é que esse modelo permite ao banco manter maior controle sobre a inadimplência.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247