HOME > Economia

Recessão de Temer reduz consumo de 53% dos brasileiros

Pesquisa do Indicador de Propensão ao Consumo – levantamento realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta que 53% dos brasileiros pretendem reduzir o seu consumo ao longo do mês de agosto devido à crise econômica do governo Michel Temer; queda está atrelada aos preços altos para 19% dos entrevistados, ao desemprego (18%), dívidas e dificuldades financeiras (14%) e queda na renda (9%); segundo a pesquisa, somente 17% dos consumidores do país estão com as contas em dia

Pesquisa do Indicador de Propensão ao Consumo – levantamento realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta que 53% dos brasileiros pretendem reduzir o seu consumo ao longo do mês de agosto devido à crise econômica do governo Michel Temer; queda está atrelada aos preços altos para 19% dos entrevistados, ao desemprego (18%), dívidas e dificuldades financeiras (14%) e queda na renda (9%); segundo a pesquisa, somente 17% dos consumidores do país estão com as contas em dia (Foto: Paulo Emílio)

247 - Pesquisa do Indicador de Propensão ao Consumo – levantamento realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta que 53% dos brasileiros pretendem gastar menos e reduzir o seu consumo ao longo do mês de agosto.

Os cortes no consumo estão ligados aos preços altos para 19% dos entrevistados, ao desemprego (18%), dívidas e dificuldades financeiras (14%) e queda na renda (9%). Segundo a pesquisa, somente 17% dos consumidores do país estão com as contas em dia, o que possibilita manter o consumo ou realizar investimentos. Para 38%, porém, admitem estar sem sobra alguma, enquanto outros 38% dizem estar com as contas no vermelho.

Ainda segundo o estudo, 38% dos brasileiros reduziram o gasto como cartão de crédito em junho. Outros 30% se mantiveram estáveis e 42% ampliaram os gastos do gênero.