HOME > Economia

Reforma do Imposto de Renda deve ser encaminhada em 90 dias, diz Appy

Proposta de reformulações no Imposto de Renda ainda é elaborada pelo Ministério da Fazenda

Bernard Appy (Foto: Filipe Scotti/FIESC)

247 - O secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, disse em live da revista Veja nesta sexta-feira (10) que o projeto de reforma abrangente do Imposto de Renda pode ser encaminhado dentro de um prazo de 90 dias "ou até antes". 

Durante as discussões anteriores à aprovação da reforma tributária pelo Senado, parlamentares alertaram para o fato de que muitos países que adotam alíquota do IVA mais baixas compensam a arrecadação com impostos sobre renda e patrimônio. A proposta de taxa para o novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA) gerou controvérsia. Opositores da reforma tributária argumentam que o IVA no Brasil pode aumentar a carga tributária geral e mencionam estimativas de especialistas que sugerem que a taxa pode atingir 28%, potencialmente a mais alta do mundo.

Anteriormente, as centrais sindicais vinham pressionando para que a reforma tributária tratasse das mudanças nos impostos sobre consumo junto com uma revisão do Imposto de Renda. No entanto, os temas foram separados, uma vez que a proposta ainda é elaborada pela Fazenda.