Rússia diz que sauditas podem cortar produção de petróleo
O ministro de Energia da Rússia, Alexander Novak, disse nesta quinta-feira que a Arábia Saudita propôs cortes na produção de petróleo em até 5% para cada país, com o objetivo de suportar os fracos preços da commodity; como reação à declaração do ministro russo, o petróleo chegou a disparar 7%, mas agora sobe 5,28% o barril do Brent, a US$ 35,71
247, com Reuters - O ministro de Energia da Rússia, Alexander Novak, disse nesta quinta-feira que a Arábia Saudita propôs cortes na produção de petróleo em até 5 por cento para cada país, com o objetivo de suportar os fracos preços da commodity.
Isso representaria uma redução de cerca de 500 mil barris por dia para a Rússia.
O petróleo chegou a disparar 7%, mas agora sobe 5,28% o barril do Brent, a US$ 35,71, nesta quinta-feira 28, após a declaração do ministro.
"De fato, esses parâmetros foram propostos, para cortar produção de cada país em até 5 por cento", afirmou Novak, quando perguntado se a Arábia Saudita havia proposto um corte de produção de 5 por cento.
"Isso é assunto para discussões, é muito cedo para falar sobre o assunto", acrescentou.
Novak também disse a jornalistas que há uma proposta para um encontro entre países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e países não-membros, no nível de ministros de Energia, e que a Rússia está pronta a participar do encontro.
"Há muitas questões sobre a supervisão dos cortes", acrescentou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: