Santander e mais 15 bancos espanhóis são rebaixados
Entre as justificativas para a revisão da Moody's estão a rápida deterioração da qualidade dos ativos e um governo com capacidade menor para proporcionar suporte às instituições
247 com agências internacionais - A agência de classificação de risco Moody's Investors Service anunciou nesta quinta-feira o rebaixamento do rating da dívida de longo prazo e de depósitos de 16 grandes bancos espanhois, inclusive do grupo Santander e do BBVA. Alguns cortes foram em até três escalas.
Em nota divulgada em seu site, a agência justificou a ação pela degradação das condições adversas nas quais as instituições financeiras operam, a menor solvência do crédito do país, a rápida deterioração da qualidade dos ativos e as restrições no acesso aos mercados de capitais. Em cinco casos, alegou que o governo da Espanha tem hoje uma capacidade menor para proporcionar suporte às instituições.
Entre os afetados estão Banco Santander, Banco Santander UK PLC, Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, Unicaja Banco, CaixaBank, Banco Popular Español, Caja Rural Navarra, Banco Sabadell, Banco Cooperativo Español, Bankinter, Confederación Española de Cajas de Ahorro, Caja Rural de Granada, Liberbank, Cajamar Caja Rural e o Lico Leasing.
Temerosos com o cenário econômico, a Espanha entrou novamente em recessão nesse trimestre, os correntistas do banco espanhol nacionalizado Bankia sacaram mais de 1 bilhão de euros na última semana. As ações do Bankia chegaram a cair 26% nesta quinta-feira e fecharam com perdas de 17%.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: