Sistema pode ter permitido outros vazamentos no IBGE

Durante a mudana no sistema, ficou "esquecida" no site do IBGE uma gaveta chamada RSS, onde eram armazenados os releases das divulgaes do dia seguinte

Sistema pode ter permitido outros vazamentos no IBGE
Sistema pode ter permitido outros vazamentos no IBGE (Foto: REPRODUÇÃO)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

A mudança no sistema de disseminação de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pode ter deixado alguns dados disponíveis para consulta antes da hora programada para a divulgação oficial ao longo de quatro meses. Durante a mudança no sistema, ficou "esquecida" no site do IBGE uma gaveta chamada RSS, onde eram armazenados os releases das divulgações do dia seguinte. Apenas os títulos, que continham o principal dado a ser divulgado, podiam ser consultados.

Desde junho, a gaveta onde ficavam armazenados os releases com os resultados das pesquisas estruturais e conjunturais foi visitada por 1.200 pessoas. Durante o dia de ontem, quando houve informação do vazamento dos dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foram registradas 20 visitas.

"Eu não entendo isso como vazamento, mas sim, a informação estava disponível a partir do momento em que ela era publicada. O arquivo estava disponível para quem quisesse consultar, seja às 17 horas, 17h30 ou 18 horas", disse Ian Nunes, gerente do Centro de Documentação e Disseminação de Informações.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email