Sujeito bom de negócio
Francisco Deusmar Queirs criou uma corretora de valores, mas foi com a Pague Menos, sua farmcia popular, que ele mostrou como se faz uma boa venda
Por Márcio Kroehn, 247 _ Francisco Deusmar Queirós é a perfeita tradução de uma das frases mais repetidas do livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha: “o sertanejo é antes de tudo um forte”. Nascido no interior do Ceará, na cidade de Amontoada, a 168 quilômetros da capital Fortaleza, Deusmar aprendeu desde pequeno que a dificuldade da vida era a falta de alegria. “Faço festa todo dia”, diz ele. Para quem estava praticamente condenado a ser mais um número das tristes estatísticas brasileiras, que colocavam o nordestino nas piores condições sócio-econômicas quando Deusmar nasceu na década de 1940, ele conseguiu seu primeiro milhão antes dos 35 anos. O segredo? Perseverança e persistência.
Desde muito cedo Deusmar tinha que conciliar os estudos e o trabalho no comércio da família. “Sou comerciante de nascença e aprendi como fazer negócio com meu pai”, diz ele. Essa escola deu certo. Formado em economia, ele criou a corretora de valores mobiliários Pax em 1977, aos 30 anos. Mas foi em 1981 que Deusmar reencontrou a sua vocação de vendedor. Em 19 de maio daquele ano, ele abriu a primeira farmácia Pague Menos em Fortaleza. “As pessoas sempre precisam de calçados, alimentos, roupas e remédios”, repete ele todas as vezes que é perguntado sobre sua escolha.
A Pague Menos virou uma das mais importantes redes farmacêuticas do país. Hoje, é a segunda maior em faturamento do mercado brasileiro e a primeiro em número de lojas, segundo a Abrafarma. Para chegar ao topo, Deusmar ousou e copiou o conceito americano de drugstore no início dos anos 90. Na farmácia, além de remédios, os clientes também encontravam alimentos, bebidas sem álcool, serviços de papelaria e revelação de fotos. Naquele momento, a Pague Menos estava em toda a região Nordeste com mais de 30 filiais e um conceito diferente de vender remédio barato para conquistar o lucro no volume. O desafio, porém, era conquistar o Sul e o Sudeste com essa estratégia. Em 2002, Deusmar abriu sua primeira loja em São Paulo e, aos poucos, seguiu para o Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Em 1989 já não éramos mais uma farmácia tradicional, mas uma drogaria com diferencial mercadológico que atraia muitos clientes”, afirma Deusmar.
Neste momento, a Pague Menos se prepara para uma nova fase empresarial. O mercado financeiro espera com muita ansiedade a abertura de capital da rede farmacêutica para este terceiro trimestre de 2011 com a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Deusmar já teria ido até o exterior contar a sua história de vida e a da Pague Menos para investidores internacionais. No road show, ele costuma dizer com o seu bom humor tradicional que o Brasil e, principalmente, o Nordeste são boas alternativas de investimento. “O futuro está com céu de brigadeiro para quem acreditar”, provoca ele, com a certeza que está fazendo mais uma boa venda.
O amor é a melhor estratégia
Por Ricardo Bellino - O amor de Deusmar Queirós pelo seu negócio com certeza faz toda a diferença. “Realizo-me com a Pague Menos. Ela não é só o meu trabalho, é também o meu hobby e minha inspiração de vida. Amo o que faço”, declara Deusmar.
Falar em amor dentro do ambiente empresarial soa estranho. Falar em amor remete a romances, beijos demorados, dar a vida para salvar a quem se ama. Mas não é bem isso. Amor nas empresas liga-se a uma atitude particular: dividir com todo mundo o que você sabe, quem você conhece e seus sentimentos.
Não importa em que tipo de sociedade e forma de administração você pertence. Todas tem em comum PESSOAS. E é isso que importa em uma empresa. Lucros altíssimos, contratos milionários são só uma consequência da satisfação do seu cliente e de seus funcionários.
De qualquer maneira, se você for persistente o bastante para seguir e sustentar que o amor é a melhor estratégia, pode ter certeza que será reconhecido como alguém diferenciado no mercado de trabalho.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: