Tarifa aérea é a vilã da inflação no mês

Os voos para setembro subiram 23,40% em relao mdia de agosto, acelerando o ndice para 0,70%. O grupo Alimentao e Bebidas tambm registrou alta

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

O aumento nas passagens aéreas liderou a relação dos principais impactos no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), uma prévia do IPCA, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro, o índice acelerou para 0,53%, após uma variação de 0,27% em agosto.

Os voos para setembro subiram 23,40% em relação à média daqueles que foram disponibilizados para viagens ao longo de agosto. A alta fez o grupo Transportes acelerar a variação para 0,70%, após um resultado de apenas 0,03% em agosto.

Os combustíveis também contribuíram para o aumento no grupo: o etanol subiu de 1,54% em agosto para 1,95% em setembro, enquanto a gasolina passou de uma queda de 0,17% em agosto para alta de 0 65% em setembro.

Alimentação

O grupo formado por alimentos também pressionou o índice. O grupo Alimentação e Bebidas registrou alta de 0,72% em setembro, variação maior do que a verificada em agosto (0,21%). O resultado representou um impacto de 0,17 ponto porcentual no IPCA-15 deste mês.

Vários produtos ficaram mais caros, com destaque para açúcar cristal (4,72%) e refinado (4,59%), leite pasteurizado (2,64%), frango (2,51%), carnes (1,79%) e arroz (1,74%). No ano, o grupo Alimentação e Bebidas acumula alta de preços de 4,29%.

 

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247