HOME > Economia

Techint E&C prepara retomada de sua unidade offshore

Responsável pela construção da P-76, unidade da empresa será modernizada visando atender novos projetos da Petrobras com conteúdo local

Techint E&C prepara retomada de sua unidade offshore (Foto: Techint E&C)

247 - A Techint Engenharia e Construção (Techint E&C) prepara a retomada de sua Unidade Offshore Techint (UOT), canteiro que opera em Pontal do Paraná (PR) desde 1980, e quer transformar a região no novo polo offshore do Brasil. 

Antenada no planejamento de negócios divulgado pela Petrobras, que tem expectativa de construir mais 60 mil toneladas de módulos no Brasil nos próximos anos, a empresa está capacitando a unidade para atender às novas demandas de FPSOs com conteúdo local, um de seus diferenciais de operação.  

Inicialmente, o investimento será de R$ 4,5 milhões, voltado à revitalização das áreas administrativas e modernização do cais, mas a proposta é prever novos aportes ao longo do ano para criação de novas estruturas, como galpões industriais permanentes, aumentando sua capacidade de atendimento. 

A empresa é uma das poucas do setor que está apta à atuação offshore com conteúdo local de 20%, exigido para os novos projetos, e já está em conversas com players para subcontratação nas operações para a construção dos módulos no Brasil. A Techint E&C já atuou em mais de 300 projetos com a Petrobras e é responsável pela construção de cerca de 60% dos grandes gasodutos e oleodutos do Brasil.  

“Queremos elevar a nossa capacidade de produção de módulos, garantindo prazos mais competitivos e mantendo nossos rigorosos padrões de qualidade, segurança e compliance. Estamos nos preparando porque sabemos do potencial da unidade, da região do Paraná e do Brasil para o desenvolvimento da indústria offshore”, afirma o presidente da Techint E&C, Vilson Rigon. 

Entre 2014 e 2018, a empresa foi responsável pela construção do FPSO P-76, navio-plataforma que entrou em operação no pré-sal brasileiro em 2019, na Bacia de Campos. O projeto contou com 70% de conteúdo local e desenvolveu mais de 2 mil fornecedores, grande parte deles da região de Pontal do Paraná (PR). 

Em menos de oito meses, a unidade atingiu sua capacidade máxima de produção de 150 mil barris de petróleo por dia. O navio-plataforma há seis anos é referência em eficiência e competitividade, tendo sido eleito pela ANP como a plataforma mais eficiente no ano de 2023.

A Techint E&C faz parte do Grupo Techint, holding que investiu mais de R$ 25 bilhões no Brasil nos últimos 10 anos. O grupo opera no país, ainda, por meio da companhia de soluções para a indústria de energia Tenaris e a produtora de aço Ternium, além de ser o maior acionista da siderúrgica Usiminas.