CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Tombini alerta: inflação é global

Alta de matrias-primas pressiona ndices de preos no mundo inteiro, diz presidente do BC

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

AE – O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta sexta-feira que a inflação voltou a se tornar uma preocupação global. Ele ressaltou que o choque de preços de commodities está pressionando os índices de preços em diversos países desenvolvidos e também emergentes. De acordo com Tombini, a alta de preços no Brasil não está só relacionada aos preços de matérias-primas alimentícias e commodities metálicas e de energia, mas também está relacionada a um choque de preços registrado no início do ano, entre eles, os administrados.

“Há também a pressão da alta de preços de serviços, o que é um reflexo da mudança estrutural da economia brasileira nos últimos anos”, disse. De acordo com manifestações recentes de Tombini, a melhora de renda da população e decorrente aumento de consumo fizeram com que a demanda por serviços avançasse no Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na avaliação do presidente do Banco Central, a evolução recente da inflação no Brasil pode gerar “uma possível piora marginal na percepção dos agentes econômicos” sobre a perspectiva da inflação. “Mas, na ausência de choques (de preços), essa percepção dos agentes econômicos deve melhorar.”

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO