Vale concorre a título de pior empresa global

Considerada hoje a maior companhia de minerao de ferro do planeta, empresa presidida por Murilo Ferreira uma das seis finalistas do prmio Public Eye Award, que escolhe anualmente a pior corporao do globo por voto popular e anuncia no Frum Econmico Mundial de Davos, na Sua

Vale concorre a título de pior empresa global
Vale concorre a título de pior empresa global (Foto: ED FERREIRA/AGÊNCIA ESTADO)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247, com informações da Justiça nos Trilhos – Pela primeira vez, uma empresa brasileira é finalista do prêmio Public Eye Award, que ao invés de premiar, dá o crédito ao vencedor de pior empresa multinacional do mundo. A responsável por dar a largada no nome do Brasil na indicação, que nomeia a empresa anualmente no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, é a mineradora Vale, presente em 38 países e considerada hoje a maior corporação de mineração de ferro do mundo.

O nome da Vale foi indicado para o Public Eye Award 2012 pela Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale (International Network of People Affected by Vale) através da organização brasileira 'Rede Justiça nos Trilhos', sediada no Maranhão, em parceria com as ONGs internacionais Amazon Watch e International Rivers, e tem como base os impactos ambientais, sociais e trabalhistas causados na última década pelas atividades da corporação no Brasil e no mundo.

Segundo a organização Justiça nos Trilhos, a entrada da empresa, em meados de 2010, no Consórcio Norte Energia SA, empreendimento responsável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, no Pará, foi considerado pelos organizadores do prêmio, Greenpeace Suíça e Declaração de Berna, o fator determinante para a sua inclusão na lista das seis finalistas do Public Eye deste ano. A Vale detém 9% das ações do Consórcio, que tem causado grande polêmica entre ambientalistas e será responsável pelo deslocamento forçado de milhares de comunidades.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email