CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Economia

Vale volta a falar em siderurgia e ações recuam

Presidente Murilo Ferreira diz que empresa precisa pensar em novos mercados, mas investidores desconfiam de interferncia do Governo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247_Os investidores da Vale desconfiam que o Governo Federal, um dos maiores acionistas da mineradora, está interferindo nos destinos da companhia. O presidente Murilo Ferreira afirmou que a Vale precisa buscar alternativas para continuar lucrativa nos próximos anos. Uma das saídas, segundo ele, é entrar no mercado de siderurgia. "A Vale é uma mineradora, mas não devo esquecer que siderurgia e energia são prioritárias para o nosso futuro", disse ele ao jornal Valor. No início da tarde desta segunda-feira 27, o papel VALE5 caía 0,94%.

O problema é que o mercado de siderurgia está entre as preocupações do Governo, que quer proteger a indústria nacional. A força e o caixa da Vale ajudariam o Brasil a equilibrar as forças com empresas estrangeiras. Ferreira, porém, defende a diversificação dos negócios como meio de sobrevivência. "A Vale tinha 70% do mercado interno de fornecimento de minério de ferro. Hoje estamos com cerca de 50%. Em 2014, a previsão é de 29%. Queremos recuperar nossa participação e, para isto, estamos agindo como indutores de projetos", afirma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No entanto, a decisão não parece estar sendo tomada apenas pelos executivos e técnicos da companhia. Ferreira esteve reunido com a presidente Dilma Rousseff para detalhar os projetos e a situação atual da Vale. E entre os assuntos oficiais estava a instalação de três usinas siderúrgicas, principalmente uma no Estado do Pará. Com previsão de investir US$ 24 bilhões, a companhia não fará alterações no seu plano estratégico ou no orçamento anual.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO