Ambev, Sebrae e FNP firmam parceria para promover inclusão socioprodutiva em municípios brasileiros
Acordo amplia o alcance do Bora Hub e fortalece atuação de CRAS e Casas do Empreendedor com foco em capacitação, formalização e geração de renda
247 - Durante a 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), realizada em Brasília, foi anunciada uma nova parceria entre o Sebrae Nacional, a FNP e a Ambev para fomentar a inclusão socioprodutiva de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. A iniciativa, noticiada pela própria FNP, prevê a implementação de políticas públicas nos municípios selecionados, com ações voltadas à capacitação, à formalização de negócios e ao suporte técnico e financeiro nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas Casas do Empreendedor.
A colaboração entre as três entidades também marca a expansão do Bora Hub, plataforma da Ambev lançada em 2022 que já movimentou mais de R$ 620 milhões em renda para micro e pequenos empreendedores no país. Agora, o foco é intensificar o impacto social e econômico dessas ações nos territórios urbanos, especialmente nas periferias e comunidades mais vulneráveis.
“Temos a ambição de incluir produtivamente 5 milhões de brasileiros até 2032”, afirmou Rodrigo Moccia, diretor de Relações Institucionais da Ambev. “Nos últimos anos, investimos e atuamos em iniciativas para gerar impacto genuíno na vida das pessoas. Agora, queremos ampliar esse impacto, nos comprometendo a contribuir ativamente para engajar e mobilizar pessoas, promovendo a participação de empreendedores e potenciais empreendedores.”
O presidente do Sebrae, Décio Lima, reforçou a necessidade de integrar inclusão produtiva à agenda de inovação e sustentabilidade. “Não podemos ter um planeta sustentável e desenvolver tecnologias que geram qualidade de vida sem olhar para as pessoas que ainda estão, literalmente, excluídas na vida”, declarou. Para ele, a transformação social só será possível com uma nova pactuação nacional pela inclusão.
Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP, destacou o papel dos municípios na viabilização dessa agenda: “As grandes e médias cidades concentram grandes desafios, mas também enormes oportunidades para a inclusão socioprodutiva. Ao integrar esforços com Ambev e Sebrae, fortalecemos a atuação dos municípios na ponta, com políticas públicas que geram impacto real na vida das pessoas.”
A nova fase da parceria mira justamente nesse impacto local. Por meio do suporte técnico e da mobilização de recursos, os CRAS e as Casas do Empreendedor se tornarão centros estratégicos para o estímulo à formalização de pequenos negócios e o acesso a programas de capacitação. A proposta é criar um ecossistema de desenvolvimento sustentável em comunidades onde a informalidade e a exclusão ainda são predominantes.
Em 2024, ao completar 25 anos, a Ambev reforça seu compromisso com a transformação social. A parceria com o Sebrae e a FNP representa um novo capítulo em sua trajetória, pautado pelo engajamento com o desenvolvimento local e a geração de oportunidades. Como definiu Rodrigo Moccia, trata-se de “construir um futuro em que cada brasileiro tenha a oportunidade de prosperar”.
