Brasil registra abertura de 433 mil pequenos negócios em fevereiro
Levantamento do Sebrae com dados da Receita mostra que mais de 433 mil micro e pequenas empresas foram abertas no mês, refletindo confiança na economia
247 - O Brasil registrou um crescimento de 27% na abertura de pequenos negócios em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024. Segundo um levantamento do Sebrae, com base em dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), da Receita Federal, mais de 433 mil microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) foram constituídos no período. O número equivale a 96,7% de todas as novas empresas abertas no mês e reflete um ambiente mais favorável ao empreendedorismo.
Ao todo, somando negócios de todos os portes, o país já ultrapassou a marca de 1 milhão de novas empresas abertas em 2025. Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o avanço da formalização demonstra o fortalecimento da economia e o otimismo dos empreendedores. “Os números mostram que os empreendedores se sentem mais confiantes com os rumos da nossa economia. Eles estão mais motivados a entrar no mundo do empreendedorismo com investimentos e fazendo a economia girar”, afirmou.
Décio Lima também destacou os impactos positivos desse movimento para o país. “Para o Brasil, isso representa mais geração de empregos, maior arrecadação, mais dinheiro circulando e maior inclusão. O Sebrae está pronto para apoiar esses novos negócios”, ressaltou, lembrando que, em 2024, a instituição realizou mais de 60 milhões de atendimentos em todo o país.
Setores que mais cresceram
Entre os MEIs, os segmentos que mais registraram novas aberturas em fevereiro foram o transporte rodoviário de carga (15,9 mil), atividades de malote e entrega (15,2 mil) e serviços de cabeleireiro e beleza (14,9 mil).
Já entre as micro e pequenas empresas, os destaques foram as atividades de publicidade (7,6 mil), serviços de saúde, exceto médicos e odontólogos (7,2 mil), e restaurantes e estabelecimentos de alimentação e bebidas (7 mil).
Os dados mostram que a retomada econômica e o aumento da confiança no ambiente de negócios continuam impulsionando o empreendedorismo no Brasil, reforçando o papel das micro e pequenas empresas como motores da economia.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: