HOME > Empreender

Capacitação conecta artesãos do Acre a compradores estrangeiros

Projeto Comprador qualifica 100 artesãos de 10 municípios, impulsiona vendas no Brasil e exterior e projeta negócios de até 200 mil euros

Capacitação conecta artesãos do Acre a compradores estrangeiros (Foto: Divulgação/Sebrae-AC)

247 - Uma iniciativa do Sebrae/AC qualificou 100 artesãos de dez municípios acreanos para ampliar a comercialização do artesanato produzido no estado em outras regiões do Brasil e no exterior. A informação foi divulgada pela própria instituição, responsável pela execução do Projeto Comprador, que acompanhou os empreendedores ao longo de quatro meses.

A ação incluiu representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo. A proposta foi estruturada a partir de uma trilha de conhecimento desenvolvida especificamente para atender às demandas dos artesãos, respeitando as características e necessidades de cada grupo participante.

Durante o período de capacitação, a metodologia abordou planejamento e modelagem de negócios, gestão financeira, organização da produção e estratégias de comercialização. O objetivo foi preparar os empreendedores para acessar novos mercados e fortalecer a competitividade do artesanato acreano.

Como resultado, artesãos do estado participaram do Exporta Mais Brasil – Artesanato, rodada de negócios realizada em Portugal. A iniciativa contou com a coordenação da ApexBrasil, que selecionou 20 empresas brasileiras, sendo duas do Acre.

O gestor de artesanato do Sebrae/AC, Aldemar Maciel, destacou o desempenho do estado na seleção. “Artesãos do Acre participaram do Exporta Mais Brasil – Artesanato, rodada de negócios realizada em Portugal. Nessa iniciativa, a ApexBrasil selecionou 20 empresas do país, duas do Acre, o que equivale a 10% e evidencia um resultado bastante expressivo, sobretudo considerando o porte estadual e o contingente de artesãos locais acreanos”, afirmou.

Os empreendimentos participantes realizaram prospecções de negócios futuros estimadas entre 190 mil e 200 mil euros. Em outra frente, empresas acreanas também integraram o Exporta Mais Amazônia, voltado aos segmentos de alimentos, bebidas e artesanato, ampliando as possibilidades de inserção internacional.

Lucro e reconhecimento

Entre os casos de destaque está o da artesã Maria do Socorro de Souza, de Porto Acre (AC), que registrou vendas de quase R$ 16 mil em um único dia durante o Projeto Comprador. Segundo ela, a capacitação oferecida pelo Sebrae e a abertura para novos mercados trouxeram resultados concretos.

“Trabalho com produtos sustentáveis, resíduos florestais. O carro-chefe da minha produção são peças decorativas e utilitárias, feitas com pupunha manejada. Depois que eles retiram o palmito, eu aproveito o tronco. Também uso fibras, cascas e sementes. Eu uso tudo da floresta. Tudo que não for agredir, eu transformo em um artesanato”, explicou.

Após a experiência, Socorro planeja participar do Salão do Artesanato em 2026 e aguarda uma nova edição do Projeto Comprador para ampliar sua carteira de clientes. A artesã já desenvolve novas peças e iniciou uma linha de produção inspirada na Copa do Mundo, mirando novas oportunidades de mercado.