HOME > Empreender

Empretec reformula seminário e intensifica foco no comportamento empreendedor

Capacitação do Sebrae passa a ter cinco dias, usa inteligência artificial na seleção e aposta em dinâmicas digitais para ampliar o impacto da metodologia

Turmas terão mais participação, segundo a nova metodologia. (Foto: Divulgação)

247 - O tradicional seminário Empretec, voltado ao desenvolvimento de comportamentos empreendedores, passou por uma reestruturação profunda e agora será realizado em cinco dias — um a menos do que o formato anterior. A mudança visa tornar a capacitação mais dinâmica, moderna e alinhada aos novos modelos de negócios, segundo informou o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), responsável pela aplicação da metodologia no Brasil.

De acordo com a gestora nacional do Empretec, Daniella Santana, a atualização da metodologia foi validada após um ano de desenvolvimento e testes-piloto realizados em diversas regiões do país. “O facilitador assume um papel ainda mais ativo e protagonista em sala, com mais espaço para demonstrar na prática os comportamentos empreendedores, tornando o aprendizado mais dinâmico e alinhado à realidade dos participantes”, afirmou.

O novo modelo do seminário inclui uma série de mudanças estratégicas. Uma das principais inovações é o uso obrigatório da inteligência artificial na entrevista de seleção dos candidatos, o que torna o processo mais ágil e reduz custos operacionais. Além disso, os participantes agora contarão com uma plataforma digital — disponível nas versões web e mobile — para acessar conteúdos complementares, atividades pré-seminário e interações com os facilitadores.

A proposta busca integrar dinâmicas físicas e digitais, reorganizando os módulos de conteúdo e atualizando todos os materiais utilizados, inclusive o Manual de Operacionalização, que recebeu orientações mais claras e atualizadas para a execução do programa. O vínculo entre facilitadores e participantes também começa mais cedo, com o início das atividades ainda antes do primeiro dia do seminário.

A gestora Daniella Santana destaca que a atualização do Empretec também representa um avanço na gestão do programa. “Já capacitamos 73% dos 243 facilitadores habilitados na metodologia em todo o Brasil, além de toda a equipe de gestores do Empretec nos 27 estados. Agora, os Sebrae/UF estão se organizando para implementar esse novo modelo no segundo semestre, com exceção de RN, SP e RR, que já iniciaram a aplicação do Empretec 5D”, explicou.

Com diretrizes padronizadas em todo o território nacional, o novo formato busca garantir uma experiência consistente e de qualidade, independentemente da localidade. A redução do tempo de realização do seminário também é vista como uma forma de diminuir o impacto no cotidiano dos empreendedores, sem perder a intensidade da imersão proposta pelo programa.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec é uma metodologia internacional aplicada em mais de 40 países e voltada à formação de empreendedores. No Brasil, é oferecido com exclusividade pelo Sebrae há 32 anos. A capacitação se diferencia pela imersão intensiva e pelo foco em desenvolver competências comportamentais essenciais para quem deseja empreender ou melhorar a gestão de seus negócios.

A nova versão do Empretec, chamada “Empretec 5D”, reforça o compromisso da instituição com a inovação e com a adaptação contínua às demandas do mercado, mantendo a essência que fez do seminário uma das formações mais respeitadas entre empreendedores brasileiros.